terça-feira, 27 de novembro de 2007

Lindo mas trabalhoso



Como é difícil e agreste para os agricultores a vida no campo em Trás-os-Montes. Como é doloroso apanhar a azeitona nos nosso olivais.Deveríamos avaliar bem o que é nosso não só pelo que custa a produzir mas pelo esforço que custa a trabalhá-lo.São estes olivais , plantados em encostas íngremes e juntamente com o nosso clima e variedade da oliveira, que fazem do nosso azeite o melhor.

Agricultura - faina agreste - resultado escelente


Nestes dias soalheiros, que mais parecem de primavera, não fosse o frio que teimem em nos visitar logo que o sol se envergonha e se esconde ali por detrás das montanhas da Nossa Senhor da Cunha, no concelho de Alijó, eram dias convidativos para passear e disfrutar das sempre belas, seja qual for a estação do ano, paisagens do nosso concelho. A próxima faina agrícola da nossa região é a apanha da azeitona, fruto do qual é extraído o azeite, produto que pelas suas características, é considerado o melhor de Portugal e um dos melhores do mundo. As características organolécticas do nosso azeite tais como, a acidez, o índície de peróxidos e o teor de ceras, fazem deste excelentissímo produto um bem essencial, e que deve estar sempre presente na nossa alimentação, pois para além de ser preventivo em algumas doenças, pode ser utilizado para o atenuar e até reduzir o risco noutras com o colestrol, os triglecerídios e outras.
Em jeito de conclusão, com azeite vinho e pão se faz um jantarão, e de tudo isto a nossa generosa terra é "farta".

domingo, 25 de novembro de 2007

Douro é lindo mas o Tua não o é menos


A nossa paisagem é o que bom e mais rico nós temos. Por todo o concelho são inúmeras as diferenças que temos e verificamos em relação ao aspecto das mesmas , não deixando mesmo assim de serem, cada uma à sua maneira, bonitas, únicas, difícies de percorrer mas fáceis de admirar. Esta é do "perguiçoso rio Tua, com as suas margens que têm tanto de belas como de medonhas e "falsas". É uma zona muito bonita e que quanto a mim deveria ser ou melhor ter atenção por parte das instituições do DISTRITO e até do Poder Central.

É uma delícia percorrer estas colinas e descobrir coisas e características únicas no nosso país. É Portugal , é a nossa Terra.......é uma maravilha! Vesiten-nos.