domingo, 16 de dezembro de 2007

A apanha da azeitona e obtenção do azeite



É neste período e aproveitando as férias escolares, que as pessoas aproveitam para a apanha de azeitona, actividade, a par da vitivinicultura, mais importante da nossa terra, que como já o fiz saber se situa em pleno coração de Trás-os-Montes. É uma actividade dura mas ao mesmo tempo, compensatória pois é de onde as gentes da minha ainda conseguem retirar algum proveito para fazer face às necessidades futuras.


O produto é de excelente qualidade e modéstia à parte o azeite da nossa região é quiçá o melhor do "mundo", não estou a puxar a brasa à sardinha mas são as estatísticas a nível científico que o comprovam.


Bem hajam as gentes que outrora cultivaram estas terras e que ainda hoje alguns teimam em manter.


Bom trabalho e boa colheita.


Dura mas linda a "faina agrícola"




Nesta época, e aproveitando a merecidas férias escolares, os pais aproveitam o regresso dos filhos mais crescidos e até familiares, que se deslocal nesta altura para visitar e passar as festas de Natal com os que mais amam, e aqueles aproveitam a "mão posta", para apanhar o fruto que a oliveira vai gerando durante o ano. É uma actividade muito difícil de executar pois ó frio que se faz sentir nesta época é doloroso, mas o "néctar" que se extrai da azeitona é de sxcepcional para a nossa saúde, pois tem qualidades ímpares, as quais o nosso organismo agradece quer pelo facto de protecção a várias doenças , quer pelo facto de servir de verdadeiro regulador para outras.
É assim uma das mais importantes actividades agrícolas da zona transmontana, pois somos essencialmente uma zona olivícola e vitivinícola.Somos acima de tudo uns previligiados , pois para além da paisagem, somos "donos" dos melhores e maiores "bens" do mundo, "VINHO e AZEITE".
VIVA A MINHA TERRA